quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Texto 1:
Texto 2:
A leitura é uma atividade oito ou oitenta: ou você ama ou odeia. Nunca ouvi falar de alguém que gosta “mais ou menos” de ler. Quem ama não entende como alguém pode não gostar e quem detesta não consegue compreender que graça o outro vê naquelas inúmeras páginas e nas longas histórias dentro de um livro.
Quando duas pessoas de opiniões diferentes discutem sobre o assunto, os defensores da leitura têm como vantagem o fato de não existir nenhum argumento desfavorável que possa ser usado contra os livros, afinal, a atividade só traz benefícios e quem não lê pode até não ser diretamente prejudicado, mas com certeza está perdendo muito. Quer saber por quê?
1) Desenvolvimento pessoal – A leitura é uma atividade que estimula a reflexão sobre os nossos princípios, valores, pensamentos e atitudes. E isso não acontece só quando você lê livros de auto-ajuda. Histórias ficcionais, literatura clássica, biografias e até livros relacionados a assuntos profissionais provocam algum tipo de reflexão durante a leitura. Depois de ler um livro, você nunca é a mesma pessoa que era antes de lê-lo. Mesmo que não perceba a mudança, algo que você leu ficou guardado nos seus pensamentos e contribuiu para o seu crescimento.
2) Estimula a criatividade – A melhor maneira de se tornar uma pessoa criativa é conhecer o máximo de coisas diferentes possível, e os livros estão entre as melhores ferramentas para isso. Todos os leitores têm seu estilo de livro favorito, mas vez ou outra pode ser prazeroso se aventurar também por outros mundos, ler histórias diferentes e ter outras sensações. É esse o segredo das pessoas criativas, elas estão sempre abertas para o que é novo, e a leitura é um poço infinito de novidades, cultura, surpresas e ideias extraordinárias.
3) Melhor maneira de relaxar - Quando pensamos ou falamos sobre leitura, a imagem que vem à mente é a de alguém num lugar tranquilo, confortável e aconchegante, com a pessoa que lê expressando calma e felicidade. Essa ideia de tranquilidade é a primeira que nos vem a cabeça porque a leitura é mesmo uma das melhores maneiras de relaxar. Ler é uma terapia porque é uma forma garantida de esquecer o mundo e os problemas à sua volta e abandonar o mundo digital por algum tempo, já que a atividade exige total desligamento e concentração.
4) Nunca estar sozinho - A solidão nunca é um problema porque leitores jamais ficam entediados ou tristes se não houver ninguém por perto para conversar ou lhes fazer companhia. Pelo contrário, até gostam de ter seus momentos sozinhos para apreciarem seus livros sem interrupções. Assim como um amigo, livros são bons companheiros e te fazem sorrir, te emocionam, te envolvem, te cativam e fazem com que você se identifique e se sinta bem.
5) É um bom hábito – Ler é um hábito e, assim como qualquer outro, requer esforço, foco e vontade, principalmente no começo. Alguns começam a ler quando crianças, aos poucos. Outros descobrem os livros mais tarde. O problema dos adultos que querem aprender a gostar de ler mas não conseguem, é que acham que precisam ler um livro inteiro em um dia e dez em uma semana, e se frustram quando não conseguem. O segredo é ler um pouco a cada dia e ir descobrindo o que aquilo lhe traz de bom. A leitura é um dos bons hábitos que todos deveriam desenvolver, inclusive por seus benefícios à saúde: ela diminui o stress, estimula a memória, aumenta a concentração e melhora o raciocínio.
6) Ameniza situações estressantes Filas, salas de espera, transporte público, esperar por alguém atrasado… o que essas situações têm em comum? Elas são extremamente estressantes, a não ser para quem tem sempre um bom livro à mão! Leitores já estão acostumados a abrir um livro quando se deparam com essas situações, pois sabem que é uma maneira muito melhor de passar o tempo do que ficar olhando para as paredes. Alguns até gostam de ter momentos assim no dia a dia, principalmente os que têm pouco tempo para ler. Esses são, aliás um ótimo exemplo de pessoas que conseguem ver algo de bom até mesmo em situações ruins (também conhecidos como otimistas).
7) “Viver” outras vidas Quem não gosta de ler talvez tenha dificuldade para entender como é isso, mas quem gosta sabe que alguns livros nos envolvem de tal forma que nos sentimos vivendo a experiência que estamos lendo. A leitura permite que você “viva” muitas histórias e tenha várias sensações, como se apaixonar por um personagem, sentir raiva, torcer por alguém, ficar ansioso e supreender-se. A vida real dificilmente possibilitará que você vivencie tantas coisas diferentes em tão pouco tempo.
8) Entretenimento acessível Por mais que no Brasil os livros possam ser considerados caros, a leitura ainda é uma das formas de diversão mais acessíveis que existem. Não é raro encontrar livros com preços razoáveis – entre R$15 e R$20 – nas livrarias, principalmente entre os mais vendidos. Além disso, há outras opções: aproveitar as promoções, comprar em sebos, pegar emprestado ou trocar com os amigos.
9) Fazer amizades Nada melhor para um leitor do que ter com quem conversar sobre o livro que acabou de ler. E o assunto rende, como rende! Fazer amizade com pessoas que leem é garantia de sempre ter assuntos interessantes para conversar, porque falar sobre livros é um assunto infinito, além de ser muito fácil fazer amizades com leitores. Você menciona um livro, ele diz que também leu e em poucos minutos vocês conversam como se se conhecessem há anos!
10) Informação – A coisa mais importante em um livro é, obviamente, o seu conteúdo. Existem livros sobre praticamente tudo, o que permite que você escolha ler aquilo que lhe convém e encontrar um mundo de informações dentro das páginas. Se busca conhecimento profissional, referências culturais, informações sobre saúde (inclusive as que o seu médico não te dá) histórias e lições de vida, descobrir sobre seus ídolos, sobre a história do mundo, ou o que mais quiser aprender, com certeza encontrará em um (ou mais) livros. É impossível medir quanto a leitura é capaz de somar ao seu conhecimento, mas os livros permitem que você decida o que e quanto quer aprender.
11) Muda sua vida Todo mundo que gosta de ler e lê bastante pode citar pelo menos um livro que “mudou a sua vida”. Seja porque abriu seus olhos para algo, mudou sua maneira de pensar, o tornou fanático por algum assunto ou simplesmente fez com que quisesse ler mais e mais. A única certeza que temos ao pegar um livro é que não seremos mais a mesma pessoa após lê-lo. Alguns nos mudam mais e deixam uma marca eterna na nossa vida, outros não chegam a tanto, mas nunca pode-se dizer que um livro não mudou em nós absolutamente nada. Alguma diferença todos eles fazem.
12) Ter novos ídolos Ter ídolos é algo que torna nossa vida mais divertida. Acompanhar o trabalho de uma pessoa que admiramos e se espelhar em alguém que tem algo de bom a nos passar também é uma maneira de aprender. É comum termos como ídolos artistas de televisão ou cinema, cantores e bandas, mas só quem lê sabe o quanto é gratificante ser fã de um escritor. Descobrir um autor que consegue te envolver em todos os seus livros, colecioná-los, vibrar quando anunciam um novo lançamento dele, ler e reler os seus favoritos, acompanhar o seu trabalho e a sua vida… é uma atividade prazerosa e enriquecedora, que  estimula e colabora com a felicidade.
13) É bom em qualquer idade Você pode começar a ler a partir do momento em que aprende a decifrar as combinações de letras e praticar a leitura até o último dia da sua vida. É uma das poucas atividades que não determinam a idade de quem pode fazê-la e na qual você encontrará infinitas opções que te agradam em cada momento da sua vida.
14) Melhora a desenvoltura Mesmo quem não gosta de ler tem consciência de que a leitura é essencial e faz diferença no aprendizado, principalmente porque amplia o nosso vocabulário e melhora a escrita. Mas poucos percebem que a leitura frequente tem efeito também quando nos expressamos verbalmente. Quanto mais conhecimento, maior a capacidade de nos expressarmos bem, independente dos meios. Isso é excelente principalmente para os tímidos, que precisam reforçar a confiança em conversas ou para falar em público.
15) Sentimentos que só um leitor entende Abrir um presente e ver que é um livro que queria muito, sentir o cheio de livro novo, admirar sua estante repleta de títulos diferentes, organizá-los por cores, autores, tamanho, preferência ou da forma que achar melhor, o prazer de colecionar algo tão valioso, passar horas numa livraria e entender que livros e felicidade são sinônimos. Se você não gosta de ler, nunca entenderá.

ATIVIDADE REFERENTE AOS TEXTOS:

Baseado nos itens anteriores,um dos benefícios da leitura é o estimulo a criatividade.Escolha um de seus livros favoritos, ou pode ser o mesmo da atividade do vídeo, e mude a história, faça um resumo dele e mude o final ou partes dele que você gostaria que fosse diferente, ao final compartilhe com seus colegas e professor como ficou essa modificação. 



2 comentários:

  1. O Sr. Pip - Llou]yd Jones

    A história se passa em Papua - Nova Guiné ns]os anos de 1990, em plena guerra civil. A história é narrada sob a perspectiva de Matilda, uma jovem de 13 anos que mora em uma ilha tropical chamada Bougainville, com a mãe e os outros moradores da cidade.
    Isolados por um bloqueio político, econômico e militar, os habitantes da ilha vivem com dificuldade e privações desde que os "brancos" fecharam a mina, única fonte de riqueza de toda a comunidade. Assim, sendo vez ou outra atormentados por intensos tiroteios e brigas entre os militares e os peles vermelhas(rebeldes). A história e a vida dos moradores mudam quando o único homem branco da ilha decide reabrir a esquecida e única escola do local, iniciando a leitura do clássico de Charles Dickens - Grande Esperança, em que o protagonista do livro é conhecido como: Sr. Pip. A reabertura da escola e a leitura dessa obra mudou a vida dos moradores daquela comunidade.
    A história ultrapassou as paredes da escola e ficou conhecida por todos os moradores de região, o que levou todos a frequentarem a escola para ouvir a história e compartilhar coisa importantes uns com os outros. A notícia da reabertura da escola chegou até os confins da ilha, onde os jovens guerrilheiros se escondiam, e a notícia trouxe esperança de um futuro diferente, sem armas,mortes, doenças e medo... Assim, pouco a pouco eles deixaram a antiga vida e voltaram para suas casas e famílias. Devido a isso, os militares não tinham mais inimigos para lutar e deixaram de atormentar a ilha. Anos depois, o pai de Matilda que há anos havia indo embora com os outros operários da ilha voltou para casa. A vida ainda continuou simples como sempre foi, porém, agora estava cada dia melhor.

    LAILLA DAYANI DIAS MERCANDELE
    2° PERÍODO DE HISTÓRIA


    ResponderExcluir
  2. O diário de Anne Frank
    Durante a segunda guerra mundial, para fugir nos nazistas, a família de Anne Frank e juntamente com mais sete outras pessoas, são obrigadas a viverem em um esconderijo onde durante o dia tem que fazer total silêncio. Eles são ajudados pelos funcionários do escritório James, Victor, Miep, Jan e do gerente do armazém Jogannes Voskuijil, o pai de Bep. Eles tratam de trazer comida, roupa e livros, e são os únicos que eles têm contato com o mundo exterior.
    Durante dois anos confinados vivendo com suas diferenças, Anne escreve seu diário colocando suas ideias e contando o seu cotidiano. Um dia o telefone tocou e Otto, pai de Anne atende e é avisado que seu esconderijo foi descoberto, eles conseguem fugir, depois de alguns meses a guerra acaba e eles retomam a suas vidas normalmente.
    Anne cresce e se transforma em uma escritora, com uma visão extraordinária e fica conhecida no mundo inteiro.

    VILMA DE FÁTIMA ANDRADE
    2P HISTÓRIA

    ResponderExcluir